Desde a guerra interna que se iniciou em setembro de 2024, entre as facções mais poderosas do Cartel de Sinaloa, com mais de 3 mil mortos ou desaparecidos, principalmente na capital Culliacán, vive um verdadeiro inferno. Tal guerra se iniciou com a captura de Joaquim Guzman Lopez, um dos filhos do notório traficante El CHAPO, e do patriarca do Cartel de SInaloa, Ismael “El Mayo” Zambada Garcia, em El Paso, no Texas, em 25 de julho de 2024.

Segundo a escritora mexicana Anabel Hernandéz, El Mayo Zambada foi traído por Joaquim Guzmán Lopez, seu afilhado, durante um encontro nos arredores de Culliacan, no qual pistoleiros dos Chapitos levaram a força Zambada para uma van, e de lá para um jatinho privado a caminho dos EUA. Guzmán Lopéz vinha negociando há meses um acordo de rendição com as autoridades norte-americanas, e de quebra sequestrou e entregou de bandeja El Mayo ao FBI como vingança pelo depoimento crucial de Vicente Zambada Niebla “El Vicentillo”, filho de Mayo, a Suprema Corte Federal do Brooklin, nos EUA, no julgamento de El Chapo Guzmán, que posteriormente foi condenado a prisão perpétua.
Mas essa guerra tem outros antecedentes além do citado acima, que deveríamos recordar. Em 2019, na capital Culliácan, membros da Guarda Nacional e do Exército estavam atrás de uma pista sobre o paradeiro de Ovidio Guzmán López, outro filho de El Chapo. Eles o encontram em uma casa na localidade de Jesus Maria, território de domínio dos Chapitos, cercam a casa e Ovídio, vulgo “El Ratón” é capturado. Ao saber da captura de seu irmão, Ivan Archivaldo ordena um bloqueio e cerco em vários pontos da cidade e a captura de familiares do exército mexicano. É nesse exato momento que Ivan pede ajuda à Mayiza, especificamente a El Mayo, que resolve não se meter nesse confronto. Menosprezando a capacidade do Cartel de se reagrupar e em menor número militarmente, o presidente mexicano Manoel Lopéz Obrador ordena a soltura de Ovídio em prol das vidas dos reféns. Esse episódio lamentável e embaraçoso ao governo mexicano foi descrito pelo escritor Jesus Esquivel da seguinte maneira: “O Cartel de Sinaloa é intocável, vocês são os donos do Estado, essa é sua casa”. Tal episódio ficou conhecido como Culliacanazo.
Especula-se que após a captura de El Mayo Zambada e Joaquim Guzmán Lopez, houve uma reunião entre Ivan Archivaldo, líder da Chapiza e Ismael Zambada Sicários “El Mayito Flaco” filho de Zambada. Neste encontro, Ivan teria dito a ele: “Vocês prejudicaram meu pai, e agora demos o troco, ficamos quites”. Inicialmente, parecia que El Mayito Flaco havia concordado, contudo, as fontes que pesquisei dizem que, instigado por vários membros do seu entorno criminoso, o mesmo resolveu agir contra os filhos de El Chapo.

Para ter capacidade ofensiva para enfrentar a Chapiza, que se estima que tenham um exército de 5 mil assassinos fortemente armados, Mayito Flaco recorreu a várias alianças que seu pai tinha conservado no auge de seu poder. A família Cabrera Sarabia, aos russos, e finalmente ao relativamente desconhecido traficante do público, mas muito conhecido no submundo, Fausto Izidro Meza Flores, “El Chapo Isidro”. Que apesar do apelido idêntico ao homônimo, ele é um dos piores inimigos de El Chapo Guzmán, desde a época em que este era o poderoso senhor de Sinaloa.
Além do exército de subordinados, Ivan Archivaldo firmou uma aliança improvável com o Cartel mais poderoso do México hoje, o CNJG. O Cartel de Jalisco Nueva Geracion, ou simplesmente o Cartel das 4 letras, comandado pelo fantasma Nemésio Oseguera Cervantes, vulgo “El Mencho”, o homem mais procurado do México. Há rumores que dizem que Mencho morreu de complicações de um problema renal, mesma linha da DEA. Anabel Hernandéz garante que Oseguera Cervantes está vivo e em bom estado de saúde. Segundo fontes seguras de diversos jornalistas especialistas em narcotráfico, a aliança entre Los Chapitos e o CNJG se deu com base em um pacto de sangue dos irmãos Salazar. Jesus Alfredo Guzmán Salazar, irmão de Ivan, foi morar em uma fazenda em Jalisco, protegido por El Mencho. Em contrapartida, Los Chapitos obtiveram informações da localização da filha de Nemésio, que mora nos EUA, como um seguro.
Há muitas versões conflitantes, muitos rumores nada confirmados de quem realmente está vencendo esta guerra. Anabel Hernandéz inicialmente afirmou em seu canal do YouTube que Mayito Flaco estava pensando em se entregar às autoridades norte-americanas por estar perdendo a batalha pelo controle do Cartel. Contudo, posteriormente, a mesma afirmou que El Chapo Izidro, aliado de Mayito, deu um ultimato aos Chapitos para saírem imediatamente dos territórios, sob pena de morte.
O periodista Jésus Lemus e José Luis Montenegro apresentam uma versão completamente diferente da difundida por Anabel. Eles afirmam categoricamente que a Mayiza não irá aguentar a pressão exercida pela aliança Chapitos\CNJG, pois possuem quantidade de recursos financeiros e militares de forma inesgotável, captando recursos através do braço financeiro do Cartel de Jalisco, Los Cunis. Isso, por exemplo, permitiria que os Guzmán Salazar pudessem sustentar uma guerra em múltiplas frentes de batalha por até 10 anos.
Fica a pergunta no ar: qual seria a vantagem que o CNJG teria com a ajuda de Ivan Archivaldo e sua facção criminosa? Segundo o que foi discutido para a formalização desta aliança em uma fazenda em Nayarit, outro estado mexicano, os representantes de El Mencho e Ivan teriam acordado os seguintes termos:
- Os Chapitos manteriam o seu domínio em Sinaloa, Durango, Baja, Califórnia e Sonora.
- O CNJG receberia o controle de tais estados: Nayarit, Chiapas e Zacatecas.
Em conjunto, os dois iriam colaborar para a recuperação de territórios-chave nos EUA atualmente sob o controle dos Zambada, como Chicago, Nova York, Phoenix e Washington.
Impactos sob o Cartel de Sinaloa depois das guerras entre as facções
A guerra interna das duas facções mais poderosas do Cartel de Sinaloa é ruim para os negócios, ambos saem derrotados, o único vencedor seria o Cartel de Jalisco Nova Geração, pois ele teria condições de expandir potencialmente suas operações de tráfico de drogas no norte do País. Fausto Izidro Meza Flores pode ter dado um tiro no pé ao apoiar de forma explicita a Mayiza, pois agora ele está novamente no radar das autoridades norte-americanas, tendo sido incluído na lista dos 10 fugitivos mais procurados do FBI.
O Cartel de Sinaloa, ou organização Guzmán-Zambada, ou simplesmente Cartel do Pacífico, uma das entidades criminosas mais poderosas do planeta, que ficou conhecida em todo mundo pelo apelo midiático em torno do seu ex-chefe, Joaquim Guzmán Loera, vulgo “El Chapo”, pode estar presenciando seu funeral em tempo real.

Curti demais seu documentário, muito interessante.
Topissimo
Excelente documentário. Parabéns pelo conhecimento e pelo roteiro. Escrita perfeita.